Os erros do INSS costumam tirar o sono de quem precisa acessar seus serviços. Seja por problemas na plataforma digital, seja por informações equivocadas que precisam ser corrigidas, o ponto é que muita gente lida com essas situações, mas não sabe ao certo suas causas e até mesmo como resolvê-las.
Pensando nessas dificuldades, confira a seguir quais são os problemas mais comuns e o que pode ser feito para solucioná-los.
Afinal, por que acontecem os erros no INSS?
Geralmente, esses equívocos podem acontecer por problemas de acesso, envio de documentações incorretas, erros em cálculos e falhas no cruzamento de dados, já que boa parte dos processos está sendo automatizada com a ajuda da tecnologia.
Quais são os erros mais frequentes no site e aplicativo do INSS?
Entre as principais reclamações registradas no Reclame Aqui do Dataprev, empresa responsável pela criação da plataforma Meu INSS, os problemas com o site aparecem logo de cara em muitos relatos.
Os produtos e serviços mais citados envolvem acesso ao cadastro, pagamentos ou documentos e navegabilidade. Ainda nesse contexto, despontam problemas com atualização de dados cadastrais, dificuldade de cadastro, demora na execução e instabilidade do site.
O que fazer quando o INSS está fora do ar?
Ao fazer o login para entrar no site ou no aplicativo Meu INSS ou tentar acessar algum outro recurso ou serviço dentro da plataforma, aparece a mensagem “Ocorreu um erro. Tente novamente mais tarde”.
Isso pode acontecer porque o sistema está passando por alguma manutenção ou com alguma sobrecarga de acessos, com a indicação do Meu INSS fora do ar. Nesse caso, a recomendação é fazer uma nova tentativa de acesso dentro de alguns minutos.
Como resolver o erro na consulta de margem no INSS?
Outro erro comum que pode aparecer é na consulta da margem consignável, ou seja, o percentual do salário de uma pessoa que pode ser comprometido com o pagamento de parcelas de empréstimo consignado.
Como leva alguns dias para o sistema ser atualizado, ela pode aparecer como indisponível mesmo quando a pessoa já solicitou a liberação para fazer a contratação do empréstimo.
O que fazer se o crédito do INSS não for retornado?
Em alguns casos, também pode acontecer de o sistema apontar que o benefício foi pago, mas o segurado não ter recebido o valor em sua conta. Para solucionar esse problema e solicitar o pagamento do benefício, você precisa:
- Fazer o login no site ou no aplicativo Meu INSS;
- Clicar ou tocar em “Novo pedido” e, em seguida, em “Novo requerimento”;
- Selecionar a opção “Atualizações para manutenção do benefício e outros serviços”;
- Escolher a opção “Solicitar pagamento de benefício não recebido”.
O que significa a mensagem “Não há créditos para o período informado”?
Quem deseja o extrato de pagamento do benefício do INSS também pode se deparar com a mensagem “Não há créditos para o período informado”. Isso é normal se a pessoa que clicou nesse serviço não for segurada do INSS e não receber esse tipo de pagamento.
No entanto, em algumas situações, até mesmo os segurados que recebem o benefício do INSS podem esbarrar nessa mensagem, indicando uma possível falha técnica no sistema.
Como resolver o erro de carregamento da página no INSS?
Quando o usuário seleciona uma opção no aplicativo ou site e uma página em branco aparece, certamente está diante de problemas de carregamento da página. Nessas situações, o resultado da busca não aparece na tela e o serviço buscado não pode ser acessado.
O que fazer quando ocorre erro ao buscar dados no INSS?
O erro na busca de dados também costuma ser recorrente e gerar dificuldade no acesso a diferentes serviços, como informações sobre pagamentos e benefícios.
Geralmente, isso fica evidente com a mensagem: “Ocorreu um erro ao buscar seus dados. Tentar novamente”. Nesse caso, siga as instruções e aguarde alguns minutos para tentar acessar de novo o serviço desejado.
Por que o benefício do INSS não foi desbloqueado para empréstimo consignado?
Quando a pessoa está dentro do prazo de carência para solicitar empréstimo, que dura 90 dias a partir da data de concessão do benefício, pode aparecer para ela a frase acima e ainda a seguinte mensagem: “Benefício encontra-se bloqueado pela concessão”.
Se você não estiver vivendo essa situação, esse tipo de mensagem deve ser entendida como um erro.
Como desbloquear o cadastro do usuário no INSS?
O usuário também pode bloquear o seu cadastro no INSS por fazer várias tentativas de login. O sistema entende que precisa acionar uma camada de proteção pelo eventual esquecimento de senha ou possível acesso de terceiros.
A parte boa é que dá para resolver isso na própria plataforma do Meu INSS. Selecione a opção “Esqueci minha senha” e siga o passo a passo para recuperar o acesso à conta. Se mesmo assim o login não for possível, entre em contato com a Central Telefônica do INSS pelo número 135 para resolver o problema.
Por que o desbloqueio para empréstimo não é permitido no INSS?
Quando o segurado não possui um benefício consignável, tanto pela falta de solicitação do usuário quanto pelo fato de o período de carência de 90 dias ainda não ter sido concluído, pode aparecer a mensagem que o desbloqueio para empréstimo não é permitido.
Nesse caso, é importante ficar atento e verificar se a solicitação foi realmente feita. Outra coisa que é preciso acompanhar é quando o pedido de desbloqueio foi realizado e ter em mente que ele pode levar alguns dias para ser processado.
O que fazer quando não é possível buscar créditos no INSS?
Durante a tentativa de acesso ao Extrato de Pagamento do Benefício, pode aparecer a mensagem “não há créditos para o período informado” ou até mesmo “não foi possível buscar seus créditos”.
Isso pode significar alguns problemas, como uma falta de atualização de informação (no caso do primeiro pagamento do benefício) ou um indicativo de erro (falha técnica ou falta de pagamento).
Como resolver a mensagem “Ocorreu um erro na sua requisição” no INSS?
Outra mensagem comum que costuma aparecer em erros da plataforma é: “Ocorreu um erro na sua requisição”. Isso pode acontecer por falhas no carregamento das suas informações. A recomendação nessa situação é entrar no site ou no aplicativo novamente e fazer outra tentativa do que você está buscando após alguns minutos.
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Por que ocorre erro ao capturar imagem no INSS?
Normalmente, a mensagem de erro na captura da imagem aparece quando você está tentando acessar o aplicativo pelo cadastro gov.br por meio do reconhecimento facial.
Para que esse procedimento de reconhecimento seja feito com sucesso, é preciso que a qualidade da imagem, a posição do rosto e as condições de iluminação do ambiente em que você se encontra estejam adequadas.
Assim, evite fazer isso em ambientes escuros ou com algum acessório (óculos, bonés, chapéus).
O que fazer quando a tela do Meu INSS fica preta?
O mais provável é que a mensagem de erro indique uma quantidade elevada de acessos simultâneos, que sobrecarregou o sistema. Você pode esperar alguns minutos antes de tentar acessar o site ou app novamente.
Também é possível que a plataforma esteja passando por atualizações. Se a nova tentativa não resolver, vale verificar se o app está atualizado.
O que fazer em caso de erro no extrato da aposentadoria no site ou aplicativo do Meu INSS?
A primeira coisa a ser feita caso você encontre o Meu INSS com problemas é tentar saber o que está por trás disso, afinal, pode ser uma questão momentânea de acesso à plataforma por indisponibilidade no sistema ou algo mais complexo nos serviços disponibilizados por ela.
- Apesar de existirem alguns erros e até mesmo instabilidade no sistema, algumas dificuldades podem estar relacionadas ao acesso à internet ou ao dispositivo que o usuário está utilizando.
- Uma maneira de verificar isso é entrando em outros sites e aplicativos que também funcionam com acesso à internet e saber se eles estão rodando normalmente. Outra coisa que pode acontecer é alguma trava no próprio navegador. A saída nesses casos é abrir uma janela anônima ou limpar os dados de cache.
- De acordo com as orientações do INSS, os navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome são os mais indicados para acessar o Meu INSS, por isso, fique de olho se você não está usando um navegador diferente.
- Outra recomendação que costuma funcionar é fechar e entrar no aplicativo novamente, atualizar o site ou deixar passar um tempo para fazer uma nova tentativa de acesso.
- Se o problema persistir dentro da plataforma, uma alternativa é entrar no chat para começar uma conversa com a assistente virtual Helô e buscar ajuda para resolver o problema.
Caso as dificuldades persistirem ou você estiver diante de uma situação mais urgente, outra possibilidade é entrar em contato com o INSS pelo telefone 135 para relatar o problema para um atendente.
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Quais são os outros tipos de erros do INSS?
Além dos erros que acontecem na plataforma Meu INSS por conta de falhas técnicas ou indisponibilidades no sistema, podem ocorrer erros em cálculos, valores cobrados indevidamente e até por mudanças na lei que não são consideradas.
O que fazer ao identificar um erro na concessão do benefício do INSS?
Ao identificar algum erro na concessão do benefício do INSS, é importante ficar atento e entrar em contato com o órgão para sinalizar esse equívoco.
A depender do caso, como em situações que envolvam concessão, administrativo e cálculo, pode ser necessário solicitar uma revisão ou recurso administrativo para resolver o problema.
Se isso não bastar e exigir um reforço, é possível também entrar em contato com um profissional de Direito especializado na área, que pode trazer mais orientações para se chegar a uma solução.
Quais são os erros mais comuns ao solicitar um benefício do INSS?
Os erros mais comuns envolvem:
- Contribuições desatualizadas: Pode ocorrer quando as contribuições não aparecem no Extrato de Contribuição CNIS. Nessa situação, peça a atualização pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
- Falta de comprovação: Erros na comprovação de incapacidade ou união estável podem impedir a concessão do benefício. Certifique-se de que todos os documentos estejam corretos e completos.
- Renda incompatível: No caso do BPC, a renda deve ser de até um quarto do salário mínimo por pessoa da família. Atualize o cadastro no CadÚnico se necessário.
Manter-se informado sobre esses erros e como solucioná-los pode ajudar a evitar problemas e garantir que você receba os benefícios a que tem direito.
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